GIFME
Grupo de Interesse em Fisioterapia Músculo-Esquelética
Prioridades de Investigação
em Fisioterapia Músculo-Esquelética
2019
O GIFME, em parceria com o Mestrado em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, desenvolveu um estudo de investigação que visou identificar as prioridades de investigação em Fisioterapia em condições músculo-esqueléticas em Portugal.
Este projeto teve por base as seguintes premissas:
a) Necessidade de articular a produção científica com os problemas de saúde das populações e com as aspirações da profissão;
b) Criar uma visão estratégica e coordenada entre instituições acerca da investigação a desenvolver;
c) Necessidade de integrar e motivar os fisioterapeutas para a colaboração em projetos de investigação.
Para além da participação individual de mais de uma centena de Fisioterapeutas, este estudo contou ainda com o contributo de 5 escolas superiores com formação graduada e pós-graduada em Fisioterapia. Através de um processo de consenso nacional foram identificados 10 temas de investigação considerados prioritários.
-
Efetividade das intervenções de Fisioterapia na prevenção de dor / lesões / condições músculo-esqueléticas;
-
Efetividade das intervenções de Fisioterapia em condições e sintomas músculo-esqueléticos;
-
Mecanismos de ação que justificam os efeitos das intervenções de Fisioterapia (Terapia Manual; Exercício);
-
Efetividade das intervenções / estratégias de promoção da adesão à intervenção e autogestão da condição músculo-esquelética;
-
Satisfação dos utentes com a Fisioterapia / intervenções recomendadas;
-
Efeitos fisiológicos (sistema nervoso; marcadores fisiológicos) das intervenções de Fisioterapia (Terapia Manual; Educação; Exercício);
-
Identificação e avaliação de fatores de risco para condições / lesões músculo-esqueléticas;
-
Custo-efetividade das várias modalidades de Fisioterapia, Fisioterapia vs outras intervenções e diferentes modelos de resposta;
-
Utilização na prática clínica da Prática informada pela Evidência (barreiras; adesão; resultados de estratégias de implementação);
-
Definição de parâmetros / doses para otimização dos efeitos das intervenções.
O GIFME considera agora essencial a divulgação destes mesmos temas entre Fisioterapeutas, investigadores e escolas de Fisioterapia pelo que se encontra totalmente disponível para apresentar e disseminar os resultados deste estudo.
Setembro de 2019
GIFME
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Lúcia Gomes, Diogo Pires, Eduardo B. Cruz. Prioridades de Investigação em Fisioterapia Músculo-Esquelética em Portugal utilizando o método modificado de Delphi, 2018. Dissertação de Mestrado (Fisioterapia) – Instituto Politécnico de Setúbal.
Aceda em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/25577
RESUMO
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Nos últimos anos tem existido uma crescente ênfase na necessidade dos profissionais realizarem a sua prática informada pela evidência (PIE) científica. De forma a promover a PIE, a integração das questões e necessidades da prática clínica nas prioridades da investigação científica têm sido recomendadas. O objetivo principal deste estudo foi identificar as prioridades de investigação em fisioterapia na área da músculo-esquelética em Portugal.
METODOLOGIA: Foi utilizado o método modificado de Delphi para a identificação das prioridades de investigação através do consenso nacional. Foram convidados 360 potenciais participantes, divididos por cinco painéis: experts, docentes, educadores clínicos e mestres em fisioterapia músculo-esquelética, e indivíduos com uma condição clínica na mesma área Na ronda 1 foi pedido que fossem identificadas entre 3-5 prioridades de investigação, e após análise de conteúdo foram identificados os temas. Na ronda 2 e 3 foi pedido aos participantes que graduassem a importância dos temas numa escala de Likert de 1-5. O grau de consenso foi obtido com a média≥ 4, mediana≥ 4, coeficiente de variação≤ 30%, e ≥ 80% de consenso. Foi utilizado o coeficiente de concordância de Kendall para avaliar o consenso.
RESULTADOS: A percentagem de resposta nas três rondas variou entre 28,8- 32,7%. Na ronda 1 (n=116) foram identificados os tópicos de investigação, que após a análise de conteúdo foram categorizados em 21 temas. Na ronda 2 identificaram-se 18 temas como sendo os mais importantes, tendo reduzido para 10 a ronda 3. O coeficiente de concordância de Kendall foi de 0,100 e 0,112 na ronda 2 e 3, respetivamente.
CONCLUSÕES: A partir de um processo de consenso nacional envolvendo fisioterapeutas de condições músculo-esqueléticas e utentes com estas condições foram identificados e graduados temas de investigação em fisioterapia. Os temas de investigação identificados representam áreas em evolução de importância para a fisioterapia músculo-esquelética maximizando o foco no desenvolvimento da base de evidências.
PALAVRAS-CHAVE: Prioridades de Investigação; Fisioterapia Músculo-Esquelética; Método Modificado de Delphi