GIFME
Grupo de Interesse em Fisioterapia Músculo-Esquelética
FISIOTERAPIA MÚSCULO-ESQUELÉTICA:
O FUTURO NO PRESENTE
Publicado a 01/11/2021
Caros colegas,
Há muito que o GIFME tinha como objetivo a promoção de uma reflexão sobre o contexto atual e os desafios para a década 2020-30 da Fisioterapia Músculo-Esquelética (ME). Pelas razões que todos conhecemos tal não foi possível nem prioritário nos últimos 18 meses. Porém, acreditamos que este momento de viragem que observamos na sociedade, saúde e Fisioterapia em Portugal acabou por criar as condições ideais para avançar nesta ideia de pensar o futuro da Fisioterapia ME que há muito pretendíamos.
Como todos sabemos, a Fisioterapia ME ocupa um lugar de grande importância na Fisioterapia em Portugal e cada vez mais no Sistema de Saúde. Todos os dados nacionais e internacionais de que dispomos apontam para um já enorme (mas quase sempre menosprezado) impacto individual e para a sociedade das condições ME. Porém, esta curva está apenas no início da sua trajetória ascendente e o que espera os cuidados de saúde é uma “avalanche” de pessoas com condições ME que precisarão da melhor versão da Fisioterapia.
Reconhecemos ainda que o contexto da Fisioterapia ME enfrenta, atualmente, um conjunto de desafios relacionados com os fisioterapeutas individualmente, com a formação ou com a organização dos cuidados de saúde em Portugal (entre outros) que precisam de ser humildemente identificados e estar na base de uma reflexão capaz de orientar as melhorias necessárias dos cuidados de Fisioterapia ME no futuro.
Assim, decidimos desafiar um conjunto de Fisioterapeutas com interesse e/ou prática em condições ME (entre outros stakeholders) a refletirem sobre os desafios atuais e a apontar linhas de pensamento e ação capazes de promover as mudanças necessárias para o futuro da Fisioterapia ME. A esta iniciativa designámos “Fisioterapia Músculo-Esquelética: o Futuro no Presente” e envolverá a divulgação regular de ensaios reflexivos, a elaboração de um documento agregador e momentos de discussão pública visando o máximo envolvimento de todos.
Contamos com todos!
Diogo Pires
Fisioterapeuta
Presidente do GIFME - APFISIO