top of page

Comunicado

Publicado a 25/05/2017

Caros Associados e Fisioterapeutas,

 

No passado dia 29 de Abril de 2017, foi aprovada em Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas a nova designação do "Grupo de Interesse em Terapia Manual" (GITM), passando agora a designar-se "Grupo de Interesse em Fisioterapia Músculo-Esquelética" (GIFME).

 

A constante evolução da nossa profissão solicita a tomada de medidas que louvem a Fisioterapia e o que é ser Fisioterapeuta, identificando-a como um corpo de saberes próprio e exigindo um perfil de competências ajustado à realidade nacional e internacional. 

 

Como será do conhecimento geral, atualmente existem diversos profissionais que recorrem ao conceito de terapia manual para designar a sua atuação, sendo esta uma terminologia genérica que nos coloca numa “zona cinzenta” e que não nos distingue dos mesmos. Adicionalmente, ser Fisioterapeuta requer um conjunto de competências que não se regem apenas pelas técnicas de terapia manual, mas por um conjunto diversificado de abordagens que reconhecem o utente como parte integrante do processo. 

 

Neste sentido, com todo o mérito e respeito pelos fundadores do GITM, e apreço pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos que glorificou a terapia manual e a Fisioterapia em condições músculo-esqueléticas, pretende-se que este momento assinale uma mudança de paradigma na forma como reconhecemos a nossa profissão, pois Fisioterapia só deve ser realizada por Fisioterapeutas.

 

Com os melhores cumprimentos,

Grupo de Interesse em Fisioterapia Músculo-Esquelética

bottom of page