top of page

IFOMPT Conference - Glasgow 2016

Publicado a 10/01/2017

Entre os dias 4 e 8 de Julho teve lugar em Glasgow a conferência mundial da International Federation of Orthopaedic Manipulative Physical Therapists (IFOMPT). Este evento é realizado a cada quatro anos e procura enaltecer a inovação e a investigação da Fisioterapia na área da Músculo-Esquelética. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A IFOMPT é um subgrupo da WCPT que representa internacionalmente grupos de Fisioterapeutas de 23 países que completaram formações de especialização pós-graduada na área da músculo-esquelética segundo os seus padrões educacionais, na qual Portugal está representado através do "Grupo de Interesse em Terapia Manual (GITM)" desde 2001.

 

Nos últimos anos, a Fisioterapia na área da Músculo-Esquelética tem vindo a quebrar as barreiras tradicionais da profissão e esta conferência foi estruturada tirando partido destes avanços da prática, juntando líderes e pioneiros no âmbito clínico, académico e da investigação.

 

Na conferência de 2016, que prometeu “expandir horizontes”, foram explorados cinco temas enquadrados em áreas-chave relevantes para os Fisioterapeutas especialistas em terapia manual ortopédica em todo o mundo:

  1. Avaliação/prática especializada na intervenção da Fisioterapia em utentes com condições complexas;

  2. Integração da investigação na prática clínica;

  3. Promoção da saúde / saúde pública;

  4. Evolução dos modelos e alcance da prática;

  5. Ensino, aprendizagem e desenvolvimentos profissional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Membros do GITM Daniela Costa e Diogo Pires.

Os membros Diogo Pires, Daniela Costa e Eduardo Brazete Cruz representaram o GITM em várias reuniões incluindo A General Meeting. 

Entre estas reuniões destaca-se a eleição da nova direção da IFOMPT, discussão do plano estratégico para o quadriénio 2016-2020, e de temáticas organizacionais no que respeita aos grupos de interesse de cada país.

Na totalidade, sete Fisioterapeutas portugueses participaram na Conferência da IFOMPT 2016 e seis trabalhos científicos foram apresentados em formato de poster, dos quais quatro foram elaborados em Portugal e dois em conjunto com instituições académicas do Reino Unido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O GITM incentiva os Fisioterapeutas portugueses a integrarem projetos de investigação nesta área e a sua participação, sempre que possível, nestes eventos internacionais. Expandir horizontes é querer ser mais e melhor todos os dias, adicionando conhecimento de forma individual e fortalecendo a Fisioterapia como grupo profissional de excelência.

bottom of page